Pasar al contenido principal

Tertúlias e cinema sobre Economias Transformadoras: Comuns

Inici
Final
Lloc
Livraria / associação cultural Gato Vadio (Rua do Rosário, 281 -Porto, Portugal)

Economias solidárias, feministas, decrescentistas, agroecológicas e pró-comum: vamos debruçar-nos sobre uma miríade de iniciativas transformadoras que, um pouco por todo o mundo, estão a construir alternativas ao capitalismo ao colocarem o ser humano como sujeito e finalidade da actividade económica.

A menos de um ano do Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras, que vai acontecer em Barcelona em Junho de 2020, trazemos ecos do debate sobre essas “outras economias” que colocam a vida e as pessoas no centro. Pautadas por lógicas de cooperação, participação, auto-gestão e colectivização, esta outra forma de fazer economia dialoga sobre valores secundarizados nas sociedades, tais como o trabalho, o cuidar, a qualidade de vida e a felicidade que alimentam a produção e a reprodução das sociedades. Uma das apostas é promover a unidade entre produção e reprodução, evitando uma das contradições do sistema capitalista, que desenvolve a produtividade mas exclui crescentes sectores de trabalhadores do acesso aos seus benefícios, para além de danificar irreversivelmente vidas e recursos.

 18:00 COMUNS [tertúlia]
    21:30 «Águas em Conta» [FILME, PT]

https://www.redpes.pt/ciclo-transeco-tertulias-e-cinema-sobre-economias-transformadoras-no-porto/?fbclid=IwAR2db8udUbF2kfw-Kv04U4yxsf9zZL9vi2x6KESyGny-yMQNExrIQnWtuxo